o momento atual indica para novos
caminhos a serem percorridos por agentes responsáveis pela condução da educação
no Brasil.
Não basta esconder-se
atrás das mazelas políticas, educacionais, administrativas e governamentais.
Nesse momento, assumir uma postura comprometida com as mudanças necessárias
para o desenvolvimento que almeja para o setor educacional, é de suma
importância. Para isto precisamos de estudos que possibilitem conhecer melhor a
realidade educacional e propor soluções para equacionar seus grandes dilemas.
A partir deste novo
posicionamento e no contexto das mudanças científico-tecnológicas, políticas e
culturais que o mundo atravessa surgem novos elementos a serem discutidos,
principalmente os meios de comunicação de massa e as mídias sociais. Como não
poderia deixar de ser, a televisão novamente torna-se objeto de pesquisa no que
se refere a suas influências na educação. Sem dúvida a "telinha" vem
encabeçando índices altíssimos de audiência entre as crianças brasileiras,
criando e modificando hábitos, valores, normas, símbolos e até mesmo determinados
atributos de personalidade.
Cabe aos educadores e a
sociedade procurar conhecer melhor como se processa essa influência que a
televisão exerce sobre as crianças e adolescentes.
Muitas vezes essa
relação apresenta resultados práticos na educação formal. Ora auxilia e
complementa o processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve na escola, ora
cria obstáculos, devido entre outros fatores, a exposição excessiva do educando
à televisão.
Dentro
dessa reflexão, sabendo de suas controvérsias e polêmicas, que o livro
caminhará.
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